segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ofir com BETÃO


Ofir com BETÃO

No passado mês de Janeiro a Surfrider Foundation Porto foi contactada pelos locais da praia de Ofir pelas piores razões. Verifica-se uma situação grave que põe em risco a saúde e bem estar dos praticantes de desportos aquáticos naquela praia. Isto resultado da degradação das infraestruturas do empreendimento turístico Hotel Axis Ofir, o qual apresenta assim negligencia a sua responsabilidade, causando um impacte negativo no meio ambiente.

Verifica-se a presença de resíduos metálicos e inertes sobre o cordão dunar (lado sul). Esse material pertencente à divisória existente entre a praia e a área exterior do Hotel tem vindo a ceder devido à erosão marítima, acabando por cair sobre o areal, ficando esse submerso aquando da maré cheia. Torna-se assim uma situação preocupante pois nem sempre se apresentam visíveis a quem passeia ou para aqueles que praticam desportos de água.

Perante estes factos, tomamos a iniciativa de contactar as entidade intervenientes neste processo, entre os quais a CM Esposende, o Parque Natural do Litoral Norte e a gerência do Hotel, de forma a que a situação fosse corrigida o mais rapidamente possível, de forma a salvaguardar a saúde e bem estar dos surfistas e minimizar as alterações no meio ambiente.

Após envio de e-mail ao Hotel Axis Ofir, CM Esposende e Parque Natural do Litoral Norte e a inexistência de qualquer feedback por parte das mesmas entidades, decidimos dirigir-mo-nos directamente à sede do Parque Natural para obter informações acerca das acções por ele providenciadas. Foi-nos garantido pelo responsável, que nesse mesmo dia tinha havido um contacto com a Protecção Civil da CM Esposende e que estes já teriam estado no local a averiguar o problema. A solução que nos foi apresentada pelo Parque Natural é que estes, no prazo de 15 dias, esperando pelas marés mais baixas, iriam retirar do areal os resíduos metálicos existentes. Da parte da CM Esposende, esta irá apresentar uma notificação à Direcção do Hotel para que estes se responsabilizem pela retirada da divisória ainda existente em cima do cordão dunar.

Sendo claro que a responsabilidade da gestão deste resíduo é da responsabilidade do Hotel Axis Ofir, esperamos com a maior celeridade seja possível repor as condições “naturais” do local, salvaguardando não só a saúde e segurança dos habitantes de Ofir (surfistas ou não), mas também uma boa qualidade do meio ambiente.

Vamos aguardar até ao prazo que nos foi indicado para nos certificarmos que os resíduos foram mesmo de lá retirados. Não vamos ficar parados!